Domingo, 24 de Janeiro de 2021
Nas quatro últimas décadas, muito se tem falado de políticas públicas voltadas para o cuidado e educação de bebês e crianças pequenas.
Com a Constituição Federal de 1988, os bebês deixaram de ser considerados sujeitos de tutela e se tornaram sujeitos de direitos, incluindo entre eles o direito de frequentarem uma instituição educacional (creche e/ou pré-escola) desde muito pequenos.
Assim a Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, assumiu um importante papel na elaboração de Políticas Públicas de Educação que demandaram a ampliação do atendimento, sem, contudo, deixar de lado um trabalho pedagógico de qualidade.
Para garantir esse compromisso, foram definidos vários instrumentos normativos como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Os Parâmetros e os Indicadores de Qualidade foram criados para auxiliar nessa construção da qualidade da Educação Infantil e, mais recentemente, a implementação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, que busca assegurar os direitos de aprendizagem e desenvolvimento de todas as crianças, gerou as escolas e redes escolares o desafio de organizarem seus currículos considerando esses direitos.
Nesse sentido, o IBSA oferece cursos de formação continuada para os profissionais que atuam na Educação Infantil, como professoras(es), coordenadoras(es) pedagógicas(os), diretoras(es), técnicas(os) das secretarias de educação e demais profissionais, com o intuito de proporcionar subsídios teóricos e práticos para as práticas pedagógicas desenvolvidas nas unidades educacionais de Educação Infantil.
O IBSA conta com profissionais altamente capacitados que participaram ativamente da concepção e implementação das principais políticas e programas para a Educação Infantil brasileira.
Essas formações têm como objetivo capacitar os profissionais da educação infantil para o exercício de práticas baseadas nas novas diretrizes emanadas dos instrumentos legais e normativos vigentes no Brasil.
Todos esses cursos, como também as suas temáticas, podem ocorrer separadamente ou em módulos, dependendo das necessidades e possibilidades de cada escola ou rede de escolas. Portanto, eles poderão ser reorganizados de acordo com as demandas apresentadas pelos interessados. Também é possível a variação da carga horária proposta inicialmente.
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