IBSA – Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada

EDUCAÇÃO INFANTIL

FORMAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Esse curso pretende proporcionar aos profissionais da educação a capacidade de fazer uma reflexão atualizada sobre a(s) infância(s) e o significado da Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, no contexto da sociedade brasileira contemporânea e as suas implicações na formação e no processo de construção da identidade do professor e da professora da criança pequena. Conforme está, expresso nas Diretrizes Curriculares Nacionais, compreenderá as brincadeiras e as interações como eixos da Educação Infantil e a sua importância na construção da identidade e autonomia da criança. Discutirá a especificidade do papel da professora e do professor de crianças até 5 anos e 11 meses de idade, que ao reconhecê-las como sujeitos históricos e sociais, produtores de cultura, em contextos diversos de interação, estarão instrumentalizados para a organização dos espaços e dos tempos e a qualidade das interações para a produção e circulação das culturas infantis.

 

Carga Horária: 24 horas

Essa formação fará uma retrospectiva do percurso da política de educação infantil nas três últimas décadas, refletindo mais profundamente sobre documentos que são referências para a área, tais como as Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil – DCNEI; Critérios para um Atendimento em Creches que Respeite os Direitos Fundamentais das Crianças; Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil e Indicadores de Qualidade na Educação Infantil; que antecederam a Base Nacional Comum Curricular –BNCC e com ela dialogam e se articulam. Nesse sentido, tem por objetivo retomar e articular os conceitos e concepções presentes nos documentos de modo a subsidiar as propostas pedagógicas das escolas e redes de escolas.

 

Carga Horária: 24 horas

Esta formação busca a reflexão sobre o trabalho pedagógico na Educação Infantil, a partir de subsídios teóricos e práticos que favorecem a construção de um currículo com e para a infância, garantindo as experiências de bebês e crianças e as suas diferentes formas de expressão. Orientando como assumir aos princípios éticos, políticos e estéticos definidos no Artigo 6º das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e os eixos das brincadeiras e inteirações como elementos estruturantes de Propostas Curriculares em que bebês e crianças pequenas são sujeitos sociais e de direito, ativos, curiosos e produtores de culturas infantis que aprendem explorando, experimentando, descobrindo e vivendo experiências significativas. Nesse sentido, a formação de educadores(as) e professores(as) deve acolher e integrar as diversas linguagens expressivas de adultos e crianças num potente diálogo, que integre razão, afetos, imaginação e criação, que garantam os direitos de aprendizagem expressos na BNCC e dê subsídios para a organização do currículo da Educação Infantil a partir dos campos de experiências.

 

Carga Horária: 24 horas

Esta formação focará as práticas cotidianas nos espaços da Educação Infantil e ênfase na especificidade do trabalho educativo com bebês e crianças bem pequenas. A partir do diálogo com os princípios da abordagem desenvolvida por Emmi Pikler, da Pedagogia da Escuta e das contribuições de Lóris Malaguzzi, em consonância com a legislação brasileira e as produções atuais, nacionais e internacionais, sobre a educação e cuidado em espaços coletivos. Propõe-se a refletir sobre a docência com bebês e crianças pequenas e a constituição da identidade desse profissional. Busca instrumentalizar as/os profissionais para a observação, a escuta e a documentação tomando-os como referência na organização de ambientes de boa qualidade de modo a garantir a liberdade de movimento, a segurança afetiva, as brincadeiras, as interações e as diferentes formas de expressão.

 

Carga Horária: 24 horas

Considerando que a avaliação constitui-se em um elo significativo entre a prática cotidiana vivenciada pelas crianças e o planejamento da/do professora/professor, esta formação propõe uma discussão sobre o significado da avaliação na educação infantil e as possibilidades da documentação pedagógica no acompanhamento do percurso de bebês e crianças, do nascimento aos cinco anos de idade, seu desenvolvimento e aprendizagens. Enfatizará a documentação pedagógica construída a partir da escuta, da observação e dos registros nas suas diferentes formas: - escrita, fotográfica, audiovisual e as produções das crianças – como uma ferramenta que, ao dar visibilidade aos gestos, às falas e às aprendizagens das crianças, possibilitará ao professor e à professora revisitar, problematizar e refletir sobre as suas práticas educativas cotidianas.

 

Carga Horária: 24 horas

Considerando que a avaliação constitui-se em um elo significativo entre a prática cotidiana vivenciada pelas crianças e o planejamento da/do professora/professor, esta formação propõe uma discussão sobre o significado da avaliação na educação infantil e as possibilidades da documentação pedagógica no acompanhamento do percurso de bebês e crianças, do nascimento aos cinco anos de idade, seu desenvolvimento e aprendizagens. Enfatizará a documentação pedagógica construída a partir da escuta, da observação e dos registros nas suas diferentes formas: - escrita, fotográfica, audiovisual e as produções das crianças – como uma ferramenta que, ao dar visibilidade aos gestos, às falas e às aprendizagens das crianças, possibilitará ao professor e à professora revisitar, problematizar e refletir sobre as suas práticas educativas cotidianas.

 

Carga Horária: 24 horas

A organização familiar na contemporaneidade, as representações de infância e a educação das crianças pequenas, não mais podem ser consideradas como responsabilidade exclusiva da família, mas também do Estado. Esse se constitui o foco desta formação. O reconhecimento legal da Educação infantil, primeira etapa da Educação Básica, como espaço institucional e educacional não doméstico, impõe às escolas e redes escolares o desafio de assumir a educação da criança de forma compartilhada. Daí a importância do diálogo com as famílias e a sua participação na definição de ações de cuidado e educação dos bebês e crianças pequenas. O curso visa preparar os profissionais da educação para esse diálogo e, a partir dessa escuta sensível e atenta, transformar esses elementos como ferramenta fundamental na elaboração de propostas que garantam a participação dos diferentes sujeitos na construção do Projeto Político Pedagógico da Escola.

 

Carga Horária: 24 horas

O desafio em não fragmentar ou criar rupturas nas etapas iniciais da Educação Básica exige pensar na articulação da Educação Infantil com o Ensino Fundamental com vistas a garantir uma educação integral de qualidade. Essa formação tem por objetivo promover reflexões com os profissionais que atuam em ambas as etapas, sobre os lugares das infâncias na Educação Básica e as práticas desenvolvidas tanto na Educação Infantil, como nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Propiciando uma visão global das diversas fases, e a integração entre elas, considerando as diferenças entre os objetivos e os direitos de aprendizagem específicos de cada etapa, conforme definidos na BNCC, garantindo que as concepções e as práticas levem em conta as potencialidades, saberes e necessidades reais das crianças.

 

Carga Horária: 24 horas

Os Indicadores de Qualidade da Educação Infantil têm sido considerados um valioso instrumento para a avaliação institucional participativa. São utilizados como uma estratégia para a melhoria da qualidade do atendimento educacional das crianças de 0 a 5 anos de idade. Esta formação oferece subsídios aos profissionais da educação objetivando aprofundar os conhecimentos sobre as dimensões e indicadores que compõem o documento nacional e sua metodologia, possibilitando à comunidade escolar avaliar sua realidade, identificar prioridades, estabelecer e implementar planos de ação e monitorar seus resultados. Essas ações possibilitarão criar as condições para uma gestão democrática e participativa do processo educacional. Para isso serão utilizados como referências os Indicadores da Qualidade de Educação Infantil publicado pelo MEC em 2009 e outros documentos como os Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana, publicados pela Secretaria Municipal de Educação se São Paulo em 2016. Caso haja interesse, o município pode contar com assessoraria para construir seus próprios Indicadores de Qualidade.

 

Carga Horária: 24 horas

Ampliação dos espaços das creches, escolas e outros possíveis da cidade, transformando-os em lugares que se oportunizem aos bebês e crianças pequenas vivências e experiências sonoras, incentivando meninos e meninas a brincar, construir, desconstruir, ressignificar objetos sonoros “cotidiáfonos”, dando oportunidade de realizarem suas descobertas e composições. Os parques sonoros atendem bebês, crianças, educadores e comunidade com o intuito que experimentem, pesquisem e principalmente brinquem com os sons e música em suas diferentes formas realizando pesquisas sonoras, explorando e construindo objetos aguçando a criatividade e imaginação.

 

Carga Horária: 24 horas

O objetivo desse curso é orientar os profissionais da educação para a criação de espaços onde bebês e crianças pequenas tenham oportunidade de ter acesso a livros e desenvolverem o gosto pela leitura. Um lugar onde possam ouvir histórias lidas ou contadas, apreciar peças teatrais, brincar de faz de conta, dramatizar. A proposta é que esses espaços sejam abertos para que bebês e crianças possam frequentá-los em companhia de sua família ou em grupos acompanhadas suas professoras e professores.

 

Carga Horária: 24 horas

Espaço onde bebês e crianças possam vivenciar a imersão nas cores, com materiais diversos, principalmente com materiais reutilizáveis, em sua grande parte de descarte das indústrias. Esta formação visa capacitar para que educadores possam propiciar para crianças e bebês a exploração das cores, formas, sons, espessuras, temperaturas, composição dos materiais (papelão, madeira, plástico, tecido, etc.), elementos da natureza como: sementes, folhas, água, terra. Permitindo que a partir das explorações dos materiais, com segurança, as crianças tenham oportunidade de transformar esses objetos, criando suas “engenhocas”. Assim como os demais espaços, a ideia é que ele possa ser frequentado pelas crianças e suas famílias ou em grupos acompanhadas de suas professoras e professores.

 

Carga Horária: 24 horas