IBSA – Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada

EDUCAÇÃO INFANTIL

FORMAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Princípios da pedagogia da infância

Esse curso pretende proporcionar aos profissionais da educação a capacidade de fazer uma reflexão atualizada sobre a(s) infância(s) e o significado da Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, no contexto da sociedade brasileira contemporânea e as suas implicações na formação e no processo de construção da identidade do professor e da professora da criança pequena. Conforme está, expresso nas Diretrizes Curriculares Nacionais, compreenderá as brincadeiras e as interações como eixos da Educação Infantil e a sua importância na construção da identidade e autonomia da criança. Discutirá a especificidade do papel da professora e do professor de crianças até 5 anos e 11 meses de idade, que ao reconhecê-las como sujeitos históricos e sociais, produtores de cultura, em contextos diversos de interação, estarão instrumentalizados para a organização dos espaços e dos tempos e a qualidade das interações para a produção e circulação das culturas infantis.

 

Carga Horária: 24 horas

Marcos legais da política da educação infantil

Essa formação fará uma retrospectiva do percurso da política de educação infantil nas três últimas décadas, refletindo mais profundamente sobre documentos que são referências para a área, tais como as Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil – DCNEI; Critérios para um Atendimento em Creches que Respeite os Direitos Fundamentais das Crianças; Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil e Indicadores de Qualidade na Educação Infantil; que antecederam a Base Nacional Comum Curricular –BNCC e com ela dialogam e se articulam. Nesse sentido, tem por objetivo retomar e articular os conceitos e concepções presentes nos documentos de modo a subsidiar as propostas pedagógicas das escolas e redes de escolas.

 

Carga Horária: 24 horas
Entendendo a BNCC: os campos de experiências e a linguagens expressivas da infância

Esta formação busca a reflexão sobre o trabalho pedagógico na Educação Infantil, a partir de subsídios teóricos e práticos que favorecem a construção de um currículo com e para a infância, garantindo as experiências de bebês e crianças e as suas diferentes formas de expressão. Orientando como assumir aos princípios éticos, políticos e estéticos definidos no Artigo 6º das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e os eixos das brincadeiras e inteirações como elementos estruturantes de Propostas Curriculares em que bebês e crianças pequenas são sujeitos sociais e de direito, ativos, curiosos e produtores de culturas infantis que aprendem explorando, experimentando, descobrindo e vivendo experiências significativas. Nesse sentido, a formação de educadores(as) e professores(as) deve acolher e integrar as diversas linguagens expressivas de adultos e crianças num potente diálogo, que integre razão, afetos, imaginação e criação, que garantam os direitos de aprendizagem expressos na BNCC e dê subsídios para a organização do currículo da Educação Infantil a partir dos campos de experiências.

 

Carga Horária: 24 horas

A docência com os bebês e crianças bem pequenas

Esta formação focará as práticas cotidianas nos espaços da Educação Infantil e ênfase na especificidade do trabalho educativo com bebês e crianças bem pequenas. A partir do diálogo com os princípios da abordagem desenvolvida por Emmi Pikler, da Pedagogia da Escuta e das contribuições de Lóris Malaguzzi, em consonância com a legislação brasileira e as produções atuais, nacionais e internacionais, sobre a educação e cuidado em espaços coletivos. Propõe-se a refletir sobre a docência com bebês e crianças pequenas e a constituição da identidade desse profissional. Busca instrumentalizar as/os profissionais para a observação, a escuta e a documentação tomando-os como referência na organização de ambientes de boa qualidade de modo a garantir a liberdade de movimento, a segurança afetiva, as brincadeiras, as interações e as diferentes formas de expressão.

 

Carga Horária: 24 horas

Os caminhos da avaliação na educação infantil: escuta, observação e documentação pedagógica

Considerando que a avaliação constitui-se em um elo significativo entre a prática cotidiana vivenciada pelas crianças e o planejamento da/do professora/professor, esta formação propõe uma discussão sobre o significado da avaliação na educação infantil e as possibilidades da documentação pedagógica no acompanhamento do percurso de bebês e crianças, do nascimento aos cinco anos de idade, seu desenvolvimento e aprendizagens. Enfatizará a documentação pedagógica construída a partir da escuta, da observação e dos registros nas suas diferentes formas: – escrita, fotográfica, audiovisual e as produções das crianças – como uma ferramenta que, ao dar visibilidade aos gestos, às falas e às aprendizagens das crianças, possibilitará ao professor e à professora revisitar, problematizar e refletir sobre as suas práticas educativas cotidianas.

 

Carga Horária: 24 horas

Os caminhos da avaliação na educação infantil: escuta, observação e documentação pedagógica

Considerando que a avaliação constitui-se em um elo significativo entre a prática cotidiana vivenciada pelas crianças e o planejamento da/do professora/professor, esta formação propõe uma discussão sobre o significado da avaliação na educação infantil e as possibilidades da documentação pedagógica no acompanhamento do percurso de bebês e crianças, do nascimento aos cinco anos de idade, seu desenvolvimento e aprendizagens. Enfatizará a documentação pedagógica construída a partir da escuta, da observação e dos registros nas suas diferentes formas: – escrita, fotográfica, audiovisual e as produções das crianças – como uma ferramenta que, ao dar visibilidade aos gestos, às falas e às aprendizagens das crianças, possibilitará ao professor e à professora revisitar, problematizar e refletir sobre as suas práticas educativas cotidianas.

 

Carga Horária: 24 horas

Ação compartilhada de educação e cuidado: uma relação possível entre escola e a família

A organização familiar na contemporaneidade, as representações de infância e a educação das crianças pequenas, não mais podem ser consideradas como responsabilidade exclusiva da família, mas também do Estado. Esse se constitui o foco desta formação. O reconhecimento legal da Educação infantil, primeira etapa da Educação Básica, como espaço institucional e educacional não doméstico, impõe às escolas e redes escolares o desafio de assumir a educação da criança de forma compartilhada. Daí a importância do diálogo com as famílias e a sua participação na definição de ações de cuidado e educação dos bebês e crianças pequenas. O curso visa preparar os profissionais da educação para esse diálogo e, a partir dessa escuta sensível e atenta, transformar esses elementos como ferramenta fundamental na elaboração de propostas que garantam a participação dos diferentes sujeitos na construção do Projeto Político Pedagógico da Escola.

 

Carga Horária: 24 horas

Diálogos da Educação Infantil com o ensino fundamental

O desafio em não fragmentar ou criar rupturas nas etapas iniciais da Educação Básica exige pensar na articulação da Educação Infantil com o Ensino Fundamental com vistas a garantir uma educação integral de qualidade. Essa formação tem por objetivo promover reflexões com os profissionais que atuam em ambas as etapas, sobre os lugares das infâncias na Educação Básica e as práticas desenvolvidas tanto na Educação Infantil, como nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Propiciando uma visão global das diversas fases, e a integração entre elas, considerando as diferenças entre os objetivos e os direitos de aprendizagem específicos de cada etapa, conforme definidos na BNCC, garantindo que as concepções e as práticas levem em conta as potencialidades, saberes e necessidades reais das crianças.

 

Carga Horária: 24 horas

Indicadores de qualidade da Educação Infantil

Os Indicadores de Qualidade da Educação Infantil têm sido considerados um valioso instrumento para a avaliação institucional participativa. São utilizados como uma estratégia para a melhoria da qualidade do atendimento educacional das crianças de 0 a 5 anos de idade. Esta formação oferece subsídios aos profissionais da educação objetivando aprofundar os conhecimentos sobre as dimensões e indicadores que compõem o documento nacional e sua metodologia, possibilitando à comunidade escolar avaliar sua realidade, identificar prioridades, estabelecer e implementar planos de ação e monitorar seus resultados. Essas ações possibilitarão criar as condições para uma gestão democrática e participativa do processo educacional. Para isso serão utilizados como referências os Indicadores da Qualidade de Educação Infantil publicado pelo MEC em 2009 e outros documentos como os Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana, publicados pela Secretaria Municipal de Educação se São Paulo em 2016. Caso haja interesse, o município pode contar com assessoraria para construir seus próprios Indicadores de Qualidade.

 

Carga Horária: 24 horas

A infância na cidade: em busca dos seus territórios
Parques sonoros

Ampliação dos espaços das creches, escolas e outros possíveis da cidade, transformando-os em lugares que se oportunizem aos bebês e crianças pequenas vivências e experiências sonoras, incentivando meninos e meninas a brincar, construir, desconstruir, ressignificar objetos sonoros “cotidiáfonos”, dando oportunidade de realizarem suas descobertas e composições. Os parques sonoros atendem bebês, crianças, educadores e comunidade com o intuito que experimentem, pesquisem e principalmente brinquem com os sons e música em suas diferentes formas realizando pesquisas sonoras, explorando e construindo objetos aguçando a criatividade e imaginação.

 

Carga Horária: 24 horas

Espaços de leitura e histórias para as crianças, desde os bebês

O objetivo desse curso é orientar os profissionais da educação para a criação de espaços onde bebês e crianças pequenas tenham oportunidade de ter acesso a livros e desenvolverem o gosto pela leitura. Um lugar onde possam ouvir histórias lidas ou contadas, apreciar peças teatrais, brincar de faz de conta, dramatizar. A proposta é que esses espaços sejam abertos para que bebês e crianças possam frequentá-los em companhia de sua família ou em grupos acompanhadas suas professoras e professores.

 

Carga Horária: 24 horas

Achadouros da imaginação e do encantamento

Espaço onde bebês e crianças possam vivenciar a imersão nas cores, com materiais diversos, principalmente com materiais reutilizáveis, em sua grande parte de descarte das indústrias. Esta formação visa capacitar para que educadores possam propiciar para crianças e bebês a exploração das cores, formas, sons, espessuras, temperaturas, composição dos materiais (papelão, madeira, plástico, tecido, etc.), elementos da natureza como: sementes, folhas, água, terra. Permitindo que a partir das explorações dos materiais, com segurança, as crianças tenham oportunidade de transformar esses objetos, criando suas “engenhocas”. Assim como os demais espaços, a ideia é que ele possa ser frequentado pelas crianças e suas famílias ou em grupos acompanhadas de suas professoras e professores.

 

Carga Horária: 24 horas