IBSA – Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada

Ampliação dos espaços das creches, escolas e outros possíveis da cidade, transformando-os em lugares que se oportunizem aos bebês e crianças pequenas vivências e experiências sonoras, incentivando meninos e meninas a brincar, construir, desconstruir, ressignificar objetos sonoros “cotidiáfonos”, dando oportunidade de realizarem suas descobertas e composições. Os parques sonoros atendem bebês, crianças, educadores e comunidade com o intuito que experimentem, pesquisem e principalmente brinquem com os sons e música em suas diferentes formas realizando pesquisas sonoras, explorando e construindo objetos aguçando a criatividade e imaginação.

 

Carga Horária: 24 horas

O objetivo desse curso é orientar os profissionais da educação para a criação de espaços onde bebês e crianças pequenas tenham oportunidade de ter acesso a livros e desenvolverem o gosto pela leitura. Um lugar onde possam ouvir histórias lidas ou contadas, apreciar peças teatrais, brincar de faz de conta, dramatizar. A proposta é que esses espaços sejam abertos para que bebês e crianças possam frequentá-los em companhia de sua família ou em grupos acompanhadas suas professoras e professores.

 

Carga Horária: 24 horas

Espaço onde bebês e crianças possam vivenciar a imersão nas cores, com materiais diversos, principalmente com materiais reutilizáveis, em sua grande parte de descarte das indústrias. Esta formação visa capacitar para que educadores possam propiciar para crianças e bebês a exploração das cores, formas, sons, espessuras, temperaturas, composição dos materiais (papelão, madeira, plástico, tecido, etc.), elementos da natureza como: sementes, folhas, água, terra. Permitindo que a partir das explorações dos materiais, com segurança, as crianças tenham oportunidade de transformar esses objetos, criando suas “engenhocas”. Assim como os demais espaços, a ideia é que ele possa ser frequentado pelas crianças e suas famílias ou em grupos acompanhadas de suas professoras e professores.

 

Carga Horária: 24 horas