IBSA – Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada

equipe
dirigente

Cesar Callegari

Sociólogo, é Presidente do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada – IBSA. Foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo, Secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, Diretor de Operações do SESI-SP; Diretor Executivo da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), Secretário de Educação de Taboão de Serra (SP); Chefe de Gabinete da Secretaria de Estado da Educação (SP), Secretário Especial Adjunto da Cultura (SP) e membro do Conselho de Governança do Movimento Todos pela Educação. Na área científica, foi Secretário Executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia. Durante 12 anos, foi membro do Conselho Nacional de Educação, tendo atuado na elaboração de todas as atuais Diretrizes Nacionais Curriculares. No CNE, foi o principal responsável pela elaboração da Base Nacional Comum Curricular, a BNCC. Vem atuando como palestrante e formador sobre a BNCC e sobre os principais temas da educação brasileira. Foi Deputado Estadual por dois mandatos e é autor de vários trabalhos publicados sobre educação pública.

José Norberto Callegari Lopes

Doutor em Química Orgânica. Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo. Foi Secretário da Educação de Ribeirão Preto- SP por dois períodos. Foi Diretor do IBSA.

Newton Callegari

Administrador. Entre maio de 1989 e fevereiro de 1996, foi Técnico Master do Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal – CEPAM (Fundação Prefeito Faria Lima) e nesse período: foi coordenador do projeto “Plano Diretor Municipal”, participou do Grupo de Trabalho sobre “Criação de Novos Municípios”, foi responsável pelo projeto “Reativação da Escola de Administração Pública Municipal”, na qual lecionou e da qual também foi Gerente. É co-autor (juntamente com Cesar Callegari) do livro “Ensino Fundamental: A Municipalização Induzida” (Editora Senac/São Paulo). Foi coordenador técnico dos livros de autoria de Cesar Callegari: “As Verbas da Educação – A Luta Contra a Sonegação de Recursos do Ensino Público no Estado de São Paulo” (Editora Entrelinhas/São Paulo); “O Fundef e a Municipalização do Ensino no Estado de São Paulo” (Editora Aquariana/São Paulo).

Sinoel Batista

Foi Prefeito Municipal de Penápolis (1989 – 1992), Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, Diretor Executivo do Instituto de Estudos Municipais IEM da Fundação Escola de Sociologia Política de São Paulo – FESPSP, Coordenador Executivo da Rede URB-AL 10 – Luta Contra a Pobreza Urbana da Comunidade Européia, Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Relações Internacionais de São Paulo, Coordenador Executivo dos Fóruns de Inovação Tecnológica, Inclusão Social e Redes de Cooperação MCT/UNIEMP e Especialista em gestão de políticas públicas municipais.” É Diretor Executivo do IBSA.

Vera Salles

É pedagoga, com sólida experiência em gestão de projetos, coordenação administrativa, financeira e de recursos humanos. Foi Coordenadora Administrativa e Financeira da Faculdade SESI de Educação; Assessora Especial no Gabinete da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo; Assessora Técnica no Escritório de Representação do Ministério da Ciência e Tecnologia em São Paulo; Assessora Política de Gabinete e Liderança partidária na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo; Assessora Especial no Gabinete do Administrador na Administração Regional da Vila Maria/Vila Guilherme – Prefeitura Municipal de São Paulo; Analista Técnica Cultural – Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Desenvolveu e coordenou inúmeros projetos relacionados às questões alimentares, como o Curso de Educação Alimentar – Cozinha Experimental – “Diga Não à Fome e ao Desperdício” – Aldeia SOS – Poá/SP. Participou da produção de diversos livros, fóruns e seminários com temas voltados para educação. É Diretora Administrativa e Financeira do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada- IBSA.