IBSA – Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada

PRINCÍPIOS DA PEDAGOGIA DA INFÂNCIA

Esse curso pretende proporcionar aos profissionais da educação a capacidade de fazer uma reflexão atualizada sobre a(s) infância(s) e o significado da Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, no contexto da sociedade brasileira contemporânea e as suas implicações na formação e no processo de construção da identidade do professor e da professora da criança pequena. Conforme está, expresso nas Diretrizes Curriculares Nacionais, compreenderá as brincadeiras e as interações como eixos da Educação Infantil e a sua importância na construção da identidade e autonomia da criança. Discutirá a especificidade do papel da professora e do professor de crianças até 5 anos e 11 meses de idade, que ao reconhecê-las como sujeitos históricos e sociais, produtores de cultura, em contextos diversos de interação, estarão instrumentalizados para a organização dos espaços e dos tempos e a qualidade das interações para a produção e circulação das culturas infantis.

Carga Horária: 24 horas

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