A INFÂNCIA NA CIDADE: EM BUSCA DOS SEUS TERRITÓRIOS
O Marco Legal da Primeira Infância (Lei nº 13.257), de 08 de março de 2016, que dispõem sobre políticas públicas para a primeira infância, em seu Artigo 15, destaca que as políticas públicas criarão condições e meios para que, desde a primeira infância, a criança tenha acesso à produção cultural e seja reconhecida como produtora de cultura. Além dessa questão legal, muitas são as pesquisas que apontam a importância que desde bebês, as crianças tenham acesso aos bens culturais construídos pela humanidade, assim é de suma importância que bebês e crianças pequenas tenham acesso há uma multiplicidade de experiências e linguagens em um contexto lúdico. Nesse sentido, essa formação orienta aos educadores, como a cidade poderá oferecer espaços para que as crianças possam reconhecê-los como territórios infantis que permitam a elas não só a apreciação e fruição das diversas linguagens que compõem a nossa cultura, mas que possam também criar as culturas infantis.
Relacionamos abaixo, formações baseadas no território:
- Parques Sonoros
- Espaços de leitura e histórias para as crianças, desde os bebês
- Achadouros da imaginação e do encantamento
Ampliação dos espaços das creches, escolas e outros possíveis da cidade, transformando-os em lugares que se oportunizem aos bebês e crianças pequenas vivências e experiências sonoras, incentivando meninos e meninas a brincar, construir, desconstruir, ressignificar objetos sonoros “cotidiáfonos”, dando oportunidade de realizarem suas descobertas e composições. Os parques sonoros atendem bebês, crianças, educadores e comunidade com o intuito que experimentem, pesquisem e principalmente brinquem com os sons e música em suas diferentes formas realizando pesquisas sonoras, explorando e construindo objetos aguçando a criatividade e imaginação.
Carga Horária: 24 horas
O objetivo desse curso é orientar os profissionais da educação para a criação de espaços onde bebês e crianças pequenas tenham oportunidade de ter acesso a livros e desenvolverem o gosto pela leitura. Um lugar onde possam ouvir histórias lidas ou contadas, apreciar peças teatrais, brincar de faz de conta, dramatizar. A proposta é que esses espaços sejam abertos para que bebês e crianças possam frequentá-los em companhia de sua família ou em grupos acompanhadas suas professoras e professores.
Carga Horária: 24 horasEspaço onde bebês e crianças possam vivenciar a imersão nas cores, com materiais diversos, principalmente com materiais reutilizáveis, em sua grande parte de descarte das indústrias. Esta formação visa capacitar para que educadores possam propiciar para crianças e bebês a exploração das cores, formas, sons, espessuras, temperaturas, composição dos materiais (papelão, madeira, plástico, tecido, etc.), elementos da natureza como: sementes, folhas, água, terra. Permitindo que a partir das explorações dos materiais, com segurança, as crianças tenham oportunidade de transformar esses objetos, criando suas “engenhocas”. Assim como os demais espaços, a ideia é que ele possa ser frequentado pelas crianças e suas famílias ou em grupos acompanhadas de suas professoras e professores.
Carga Horária: 24 horas