IBSA – Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada

AÇÃO COMPARTILHADA DE EDUCAÇÃO E CUIDADO: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL ENTRE A ESCOLA E A FAMÍLIA

A organização familiar na contemporaneidade, as representações de infância e a educação das crianças pequenas, não mais podem ser consideradas como responsabilidade exclusiva da família, mas também do Estado. Esse se constitui o foco desta formação. O reconhecimento legal da Educação infantil, primeira etapa da Educação Básica, como espaço institucional e educacional não doméstico, impõe às escolas e redes escolares o desafio de assumir a educação da criança de forma compartilhada. Daí a importância do diálogo com as famílias e a sua participação na definição de ações de cuidado e educação dos bebês e crianças pequenas. O curso visa preparar os profissionais da educação para esse diálogo e, a partir dessa escuta sensível e atenta, transformar esses elementos como ferramenta fundamental na elaboração de propostas que garantam a participação dos diferentes sujeitos na construção do Projeto Político Pedagógico da Escola.

Carga Horária: 24 horas

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