IBSA – Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada

INDICADORES DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Os Indicadores de Qualidade da Educação Infantil têm sido considerados um valioso instrumento para a avaliação institucional participativa. São utilizados como uma estratégia para a melhoria da qualidade do atendimento educacional das crianças de 0 a 5 anos de idade. Esta formação oferece subsídios aos profissionais da educação objetivando aprofundar os conhecimentos sobre as dimensões e indicadores que compõem o documento nacional e sua metodologia, possibilitando à comunidade escolar avaliar sua realidade, identificar prioridades, estabelecer e implementar planos de ação e monitorar seus resultados. Essas ações possibilitarão criar as condições para uma gestão democrática e participativa do processo educacional. Para isso serão utilizados como referências os Indicadores da Qualidade de Educação Infantil publicado pelo MEC em 2009 e outros documentos como os Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana, publicados pela Secretaria Municipal de Educação se São Paulo em 2016. Caso haja interesse, o município pode contar com assessoraria para construir seus próprios Indicadores de Qualidade.

Carga Horária: 24 horas

Fale Conosco